“Não imaginávamos que estaríamos vivos para testemunhar esse dia. Desde que me mudei pra lá sempre houve essa expectativa. O que está acontecendo aqui vai deixar a comunidade muito feliz, pois foi muito tempo de espera”. Foi com essa fala emocionada que o senhor Francisco Izidorio da Costa, de 70 anos, comemorou a assinatura da ordem de serviço nº 05/2021 pelo prefeito Douglas Willkys, que vai regularizar 1.000 imóveis no Bairro Macuco. O contrato nº PG 361/2020, no valor de R$ 469 mil, tem prazo de execução de 9 meses.
A assinatura ocorreu na tarde desta sexta-feira, 7 de maio no gabinete do prefeito e contou com representantes da empresa Geoline Engenharia, que venceu a licitação para fazer o serviço; o vice-prefeito José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa; o secretário de Planejamento, Thales Castro; o vereador Fabiano Ferreirah, que reside no bairro; o diretor-geral da Agência da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), João Luiz Teixeira Andrade, além do senhor Francisco que presenciou o ato solene.
O prefeito Douglas Willkys afirmou que esperava a assinatura da ordem de serviço com ansiedade dada a importância que esse contrato representa para a comunidade do Macuco e para a própria prefeitura. “Apesar de estarmos atravessando um momento difícil, em virtude da pandemia, a hora é de alegria, pois estamos garantindo o direito de centenas de famílias às escritu
ras de seus imóveis. Estamos levando dignidade e garantindo justiça para essas famílias”, destacou Douglas Willkys.
O secretário de Planejamento, Thales Castro, explicou que todo o esforço feito pela atual gestão da Prefe
itura de Timóteo para realizar esse levantamento valeu à pena por garantir, finalmente, a segurança jurídica e social aos moradores do Macuco. “A regularização fundiária é um princípio que vai assegurar dignidade àquela população”, resumiu Thales. Ele aproveitou para agradecer ao diretor da ARMVA , João Luiz, pelo apoio que o órgão vem dando ao município para destravar iniciativas para a regularização fundiária em Timóteo.
O engenheiro civil da Geoline Engenharia , Maxwell Freitas, destacou que o engajamento do Município em viabilizar as escrituras para os moradores é muito importante no processo de levantamento que vamos desenvolver. “Nas cidades em que há essa consciência é extraordinário, haja vista que a regularização fundiária possui um viés que mexe com toda a cadeia produtiva e econômica local”, citou Maxwell. Ele citou, por exemplo, que após a regularização, o proprietário poderá contrair empréstimos para promover melhorias em seu imóvel, dentre outras ações.
O trabalho da Geoline Engenharia será realizado por uma equipe multiprofissional com levantamento aéreo, topográfico, jurídico, urbanístico e social que fará parte do mapeamento da situação dos imóveis para posterior registro em cartório e, dessa forma, assegurar as escrituras para os moradores.
Fonte: Prefeitura de Timóteo