Imagem: Leoncio Corrêa apresentando o Jornal da Liberdade
No Dia Mundial do Rádio, UNESCO reforça importância do meio no combate à desinformação
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Comemora-se nessa segunda feira, dia 13 de fevereiro o Dia Mundial do Rádio, data escolhida em 2011 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), como forma de homenagear as emissoras, os comunicadores e seus ouvintes.
A data corresponde ao dia da primeira transmissão de um programa da rádio das Nações Unidas, em 1946.
Para marcar os 13 anos da escolha desta data, a UNESCO elegeu como tema da comemoração o slogan “Rádio e Confiança”, ressaltando a importância do rádio como um dos meios mais confiáveis e utilizados no mundo.
Para a UNESCO, em tempos de pandemia, em que a notícia correta e confiável pode salvar vidas, a atuação multiplataforma das rádios e seu alcance tornam o rádio um importante aliado no combate às notícias falsas.
O objetivo desta data é homenagear as emissoras, os comunicadores e seus ouvintes. Neste ano, o tema da 13ª edição do Dia Mundial do Rádio é “Rádio e Confiança”, ressaltando a importância do rádio como um dos meios mais confiáveis e utilizados no mundo.
Confiança é uma das palavras que define o rádio. Em diversas pesquisas, o veículo é apontado como o meio que possui maior credibilidade pela população. A proximidade das emissoras e comunicadores na transmissão da informação de forma instantânea cria um vínculo direto com o ouvinte. O rádio faz parte do cotidiano das pessoas, especialmente em um país continental como o Brasil, tornando-se um companheiro de todas as horas e um importante meio de informação, entretenimento e uma poderosa ferramenta de combate às notícias falsas.
As notícias falsas têm prestado um grande desserviço no enfrentamento à pandemia. Diversas mortes por COVID-19 ocorreram pela crença em tratamentos ineficazes e pela negação à vacina. Em tempos de pandemia em que a notícia, correta e confiável pode salvar vidas, a atuação multiplataforma das rádios e seu alcance tornam o rádio um importante aliado no combate às notícias falsas.
Democracia
O rádio é uma arena para diversas vozes se manifestarem, serem representadas e ouvidas de modo democrático. As estações de rádios oferecem uma ampla variedade de programas, de conteúdo e pontos de vista refletindo a diversidade de seu público. O rádio tem acompanhado a evolução tecnológica, permanecendo inclusivo e representativo, considerando a sua capilaridade e a natureza dos serviços de comunicação de caráter local que prestam ao bairro ou comunidade atendida. As rádios comunitárias e educativas são instrumentos importantes que respondem facilmente ao apelo do público por diversidade na redação e no conteúdo editorial.
Um público informado, com competências de Alfabetização Mediática e Informacional (AMI) também é necessário, para que os ouvintes descubram, consumam e respondam criticamente ao conteúdo que ouvem. Cada vez mais, as emissoras de rádio estão incluindo programas de alfabetização midiática e informacional em sua programação, de modo que seus ouvintes possam apreciar as informações e as notícias de qualidade que as rádios lhe oferecem.
Outros temas
A 13ª edição do Dia Mundial do Rádio sob o tema Rádio e Confiança também discute outros três subtemas: confiança no radiojornalismo; confiança e acessibilidade; e confiança e viabilidade das emissoras de rádio.
O primeiro tópico trata da produção de conteúdo independente e de qualidade. O respeito aos padrões éticos do jornalismo tornou-se um desafio na atual era digital. No entanto, para manter ou aumentar a confiança dos ouvintes, o jornalismo deve continuar a se basear em oferecer informações confiáveis e de interesse público.
Já o segundo tópico foca em cuidados e atendimento ao seu público. Alcançar públicos específicos significa atender às necessidades informacionais de cada ouvinte. O rádio pode ser um catalisador para a inclusão, diversidade e participação social. As plataformas de rádio digital oferecem recursos inovadores para acessibilidade, com legendas automatizadas para ouvintes cegos e disponibilidade de seu conteúdo em libras.
Por fim, o último subtema procura responder como o rádio pode sobreviver à crise financeira que atinge o mercado de mídia. Como transformar o engajamento do público fiel em sustentabilidade financeira? A sobrevivência econômica das emissoras de rádio depende da sua capacidade de reter uma base de ouvintes leais e da interação dos ouvintes ser incorporada de modo rentável em seus modelos de negócios.