A Associação realizou o “Dia Rosa na AAPI”,com o objetivo de divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer a campanha de prevenção, diagnóstico e rastreamento da doença. O encontro, realizado no auditório da sede administrativa, teve como público-alvo as funcionárias e colaboradoras da Entidade, que compareceram usando roupas alusivas ao Outubro Rosa.
A médica Renata Xavier de Almeida, ginecologista da AAPI e responsável pela palestra, falou sobre os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama, dos fatores de risco, aspectos da vida reprodutiva, hormonal, além dos fatores hereditários e genéticos, relacionando-os aos riscos de câncer.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade. As maiores taxas de incidência e mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.
Os principais fatores:
Comportamentais/Ambientais
A mulher que possui esses fatores genéticos tem risco elevado para câncer de mama.
Ao final do encontro foram distribuídas autorizações para realização de exames preventivos e mamografias, graças a uma parceira feita com a Clínica Pixels, uma das clínicas de imagens parceiras da rede conveniada da AAPI.
Fonte: agencia ANVA