28 nov
Imagem: arquivo

Ananse ocupa Belo Oriente: Mostra Cultural transforma arte e ancestralidade em movimento

Compartilhar

BELO ORIENTE – Na próxima sexta-feira (29), Belo Oriente se tornará o epicentro de uma celebração à cultura afro-brasileira com a realização da Mostra Cultural Ananse. O evento, que acontece na Escola Municipal José Lagares de Lima, das 10h às 14h30, apresenta os resultados de quatro cursos que beneficiaram diretamente 224 crianças e adolescentes. Com entrada gratuita e acessibilidade em Libras, a Mostra promove um mergulho nas raízes culturais por meio de exposições e apresentações artísticas.

A programação inclui uma exposição de máscaras, painéis cênicos, tecidos estampados e elementos tridimensionais criados no curso de “Cenografia, Figurinos e Adereços”, além de performances teatrais elaboradas durante as oficinas de Artes Cênicas. A capoeira também ocupa um espaço central na mostra, com uma roda que conecta movimento, música e tradição oral, resultado das atividades do curso de Expressões da Cultura Afro-Brasileira. No curso Faz de Contos, os participantes criaram 60 histórias individuais e uma narrativa coletiva, resgatando memórias e tradições locais.

O Projeto Cultural Ananse é idealizada pela atriz, pedagoga e coordenadora do projeto, Sonaly Torres Silva Gabriel, sendo realizado pelo Ministério da Cultura, juntamente com o Rizoma e conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. As escolas municipais José Lagares de Lima e Francisco Gonçalves de Britto foram parceiras fundamentais na realização do projeto, que tem como objetivo não apenas o resgate cultural, mas também o fortalecimento da autoestima e do pertencimento crianças e adolescentes.

“A Mostra Ananse é uma celebração das nossas origens e da força criativa que as tradições afro-brasileiras carregam” afirma Sonaly Torres. Para Gilson Magno, diretor artístico da Mostra, este é “um espaço para que crianças e adolescentes se reconheçam e vejam a arte como uma extensão de suas histórias”. A comunidade é convidada a participar deste momento de imersão cultural, que promete ser uma experiência rica e transformadora.

agenciaanva@gmail.com

Fonte: agencia ANVA