A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira foi construída na década de 1960, tem 533 metros de extensão e liga as cidades de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins, pela BR-226.
O acidente aconteceu na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre os estados de Maranhão e Tocantins, na tarde deste domingo (22).
Os mortos são uma jovem de 25 anos, identificada como Alana, e um homem de 42 anos, identificado como Marçon Gley Ferreira. Ambos estavam em motos.
Familiares das vítimas de acidente na BR-116 aguardam identificação no IML; polícia faz força-tarefa
Familiares das vítimas do acidente que deixou ao menos 41 mortos na BR-116, em Teófilo Otoni, nos Leste de Minas Gerais, amanheceram na porta do IML de Belo Horizonte nesta segunda-feira (23). Um posto foi montado próximo à Academia de Polícia para atender exclusivamente as famílias, que aguardam identificação dos corpos.
A Polícia Civil de Minas Gerais informou que todos os 41 corpos que estavam em Teófilo Otoni deram entrada no IML. Desses, onze já foram identificados, dois estão em processo de liberação para as famílias.
Avião que caiu em Gramado era de fabricação norte-americana, com motor a hélice e não tinha caixa-preta; confira detalhes da aeronave
No total, 10 pessoas morreram e 17 ficaram feridas. Caixa-preta é sistema de registro de dados e voz do avião, que grava as últimas conversas da tripulação.Avião que caiu em Gramado era de fabricação norte-americana, com motor a hélice e não tinha caixa-preta; confira detalhes da aeronave
No total, 10 pessoas morreram e 17 ficaram feridas. Caixa-preta é sistema de registro de dados e voz do avião, que grava as últimas conversas da tripulação.
O avião que caiu em Gramado, na Região da Serra, matando os 10 ocupantes e ferindo outras 17 pessoas, era um Piper Cheyenne, produzido pela fabricante estadunidense Piper Aircraft entre 1984 e 1991.
Por se tratar de uma aeronave com capacidade para até nove pessoas, não tinha caixa-preta – informação confirmada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) à Polícia Civil, o que pode dificultar a investigação, segundo especialistas.
“Então, a investigação vai ter que ser baseada, única e exclusivamente, nas imagens que a gente tem de câmeras de segurança e nos destroços da aeronave porque esse avião, infelizmente, não tinha a previsão de ter caixa preta. Ele não tem gravador de voo porque ele pode transportar até nove passageiros – você não é obrigada a ter. Então, acima disso, você precisa ter. Fora uma tecnologia mais antiga também. Hoje em dia, tem aeronaves um pouco menores até que já possuem”, explica Fabio Borille, especialista em segurança de voo.
Quando um acidente aéreo acontece, a busca pela caixa-preta é prioridade após o resgate sobreviventes. A peça é um sistema de registro de dados e voz do avião, que grava as últimas conversas da tripulação, além de informações da aeronave como velocidade, aceleração, condições climáticas, altitude e ajustes de potência.Ela é dividida em duas partes: uma é o gravador de voz do cockpit (CVR), que captura as últimas horas de conversas entre a tripulação e sons internos da aeronave. A outra é o gravador de dados de voo (FDR), que captura informações técnicas sobre o trajeto adotado pelo avião até a queda.
O Piper Cheyenne é um avião pequeno, com motor à hélice: tem comprimento de 13,2 metros, altura de 5,1 metros e uma envergadura (distância da ponta de uma asa até a ponta da outra) de 14,5 metros. Tem capacidade de transportar quase uma tonelada de peso útil.
É considerado seguro pelos especialistas. O que caiu em Gramado, antes de viajar até a Serra, já havia voado entre Jundiaí (SP) e Paraty (RJ). (Com informações do G1)