A Emalto – Indústria Mecânica, sediada em Timóteo (MG), fabricou equipamentos para o monotrilho de São Paulo. Mais especificamente, ela forneceu 22 conjuntos de Aparelhos de Mudança de Via (AMVs) para a Linha 17 Ouro, que opera no sistema de monotrilho elevado da capital paulista.
Esses AMVs são essenciais para a operação ferroviária, pois permitem que os trens mudem de trilho com segurança e precisão. A Emalto produziu cerca de 880 toneladas de equipamentos, incluindo estruturas metálicas soldadas e componentes mecânicos, todos submetidos a testes rigorosos antes da entrega.
O que é a Linha 17–Ouro?
– Trata-se de um monotrilho elevado com 6,7 km de extensão e 8 estações. Vai conectar o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da Linha 9–Esmeralda, com integração também à Linha 5–Lilás. A previsão de início da operação comercial é junho de 2026, após mais de uma década de atrasos.
Tecnologia e operação
– Os trens são fabricados pela BYD SkyRail, empresa chinesa especializada em monotrilhos. A operação será 100% automatizada, com tecnologia CBTC (Communication-Based Train Control), que garante maior precisão e segurança. A concessionária ViaMobilidade será responsável pela operação da linha por 20 anos.
Estão previstas e já quase concluídas oito estações entre a estação do Morumbi (próximo do Shopping Morumbi e ao lado da marginal Pinheiros. As paradas serão nas estações: Chucri Zaidan, Vila Cordeiro, Campo Belo, Vereador José Diniz, Brooklin Paulista, Washington Luís e Aeroporto de Congonhas.
Fonte: Leoncio Corrêa - Agencia ANVA