A operação de voos comerciais no Aeroporto do Vale do Aço ainda não tem data para ser retomada. Isso porque, segundo a Azul Linhas Aéreas, única companhia que atua na região, há uma demora para início das obras.
Segundo a empresa, a volta da operação está sujeita ao início da restauração do pavimento da pista e das novas sinalizações ainda em outubro. Os voos foram suspensos em março devido à pandemia e não foram retomados.
“Hoje, por mais que seja o nosso desejo, voltar a voar no Vale do Aço não traz eficiência à nossa operação, já que retomaríamos as frequências e logo precisaríamos interrompê-las para as obras”, disse Marcelo Bento Ribeiro, diretor de Relações Institucionais da Azul.
Ainda de acordo com Marcelo, a expectativa é de que as obras iniciem em outubro e que no início de 2021 a Azul volte a operar na região.
“Aguardamos ansiosos pelo início das obras ainda em outubro e pela fidelidade ao calendário de reformas, para que possamos voltar à cidade no início do ano que vem, conectando o Vale do Aço e região a toda a malha nacional e internacional da Azul”, afirmou.
Segundo a companhia, Ipatinga tinha, em média, cinco voos diários para Belo Horizonte que movimentavam cerca de 15 mil clientes por mês.
A licitação das obras de reforma da pista do Aeroporto do Vale do Aço foi homologada no dia 7 de agosto. A empresa vencedora é de Belo Horizonte e apresentou uma proposta de cerca de R$ 11 milhões.
Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, o contrato entre a empresa e o DER-MG para as obras já foi assinado. Porém, a reforma não foi iniciada, pois o estado aguarda o repasse da União.
Assim que a ordem de serviço for dada, o prazo para início das obras é de 10 dias consecutivos a partir da data estabelecida e a reforma deve ser entregue em até 120 dias consecutivos.