O público cantou, dançou e se emocionou com as palhaçadas cheias de alegria do 18º Encontro de Palhaços, apoiado pela Prefeitura de Ipatinga por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. A iniciativa mobilizou, no último domingo (8), inúmeros artistas da região e grande público, colorindo Teatro de Arena do Parque Ipanema, palco sagrado da cultura do Vale do Aço.
Os artistas reconheceram e elogiaram o governo municipal por patrocinar e contemplar esse evento em Ipatinga. Eles reforçam que o apoio valoriza e dá visibilidade à produção artística e cultural circense. Mostra, também, o compromisso com a sociedade, o respeito e a preservação deste importante patrimônio imaterial da cultura brasileira.
PRESTÍGIO
“Pertenço a uma família tradicional de circo e me vejo na responsabilidade de chamar todos para este momento. Porém, uma andorinha sozinha não faz verão. Então toda a classe artística abraça o Encontro de Palhaços. Temos que agradecer ao público que veio nos prestigiar e destacar também a Prefeitura de Ipatinga, que este ano colaborou com o palco, com uma estrutura de som e luz para que tivéssemos condições de apresentar o melhor espetáculo para a plateia”, destacou o ator Luís Yuner, o palhaço Petit Gatão do Circo Teatro Fool e idealizador do Encontro de Palhaços.
Conforme o ator José Rodrigues, o palhaço Risadinha, os artistas se sentiram valorizados e reconhecidos pela chance que foi oferecida de se apresentar em um palco tão importante. “Em homenagem a essa arte milenar que é o circo e a figura ilustre que é o palhaço, nós estamos aqui em Ipatinga representando todos os palhaços do Brasil e, por que não dizer, do mundo. E esta alegria da criança que existe dentro de cada um de nós é que tem que vir para fora. Através das peripécias do palhaço e o amor à arte, a gente faz isso aí”, definiu.
PALHAÇO POR UM DIA
Convidado a ser palhaço por um dia, o morador da cidade, Ubirajara Silva Ferreira, confessa que adorou a experiência, já que também conseguiu arrancar gargalhadas em pessoas de todas as idades. “Aqui neste evento de Ipatinga fui convidado para ser um dos palhaços. Agora, sim, vou ser palhaço de montão. Aqui em Ipatinga é só diversão. Eu me chamo Ubirajara, o Palhaço Taquara”, rimou, feliz da vida.
De acordo com Carlão Oliveira, secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, o Encontro de Palhaços sempre foi um dos maiores símbolos culturais de Ipatinga, realizado com todo o carinho e apreço pelos artistas. “Esse evento, que se tornou uma tradição e acontece junto às comemorações do Dia do Palhaço, tem sido uma verdadeira celebração da arte cênica. A Prefeitura de Ipatinga tem dado apoio e incentivo à cultura, tornando o Encontro de Palhaços deste ano uma grande festa que une a comunidade e fortalece o cenário artístico de nossa cidade. Um legado que valoriza e preserva a arte, sempre com o espírito vibrante dos ipatinguenses”, concluiu.
Fonte: agencia ANVA