02 set
Imagem: arquivo agencia ANVA

Centro de Atendimento Psicológico do Unileste retoma atendimentos de forma presencial e remota

Compartilhar

 

 

O Centro de Atendimento Psicológico (CAP) do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) retoma, na próxima quarta-feira (09), os serviços psicológicos ofertados pela Instituição. Os atendimentos, gratuitos e abertos à toda a comunidade, serão realizados de forma presencial, no Bloco B do campus de Coronel Fabriciano, e também de forma remota pelo telefone ou por videoconferências.

Dentre os serviços ofertados, estão: orientação profissional; plantão psicológico; orientação à queixa escolar na infância e na adolescência; psicoterapia com crianças; psicoterapia com adolescentes e adultos; psicoterapia de idosos. Os atendimentos serão realizados por estudantes do curso, supervisionados pelos docentes, de segunda à sexta, das 13h às 22h, e já podem ser agendados por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível neste link.

Para o coordenador do curso, Eustáquio Souza, a retomada dos atendimentos no CAP é uma oportunidade dos estudantes e docentes atuarem alinhados à minimização dos desdobramentos decorrentes da pandemia do novo coronavírus. “Guardando todas as precauções sanitárias, comporemos força-tarefa que contribuirá para a promoção da saúde mental num período de grandes desafios à nossa comunidade e à própria Psicologia”, completa. 

Os atendimentos presenciais realizados dentro da estrutura da Instituição seguirão um rigoroso planejamento de protocolos de biossegurança em respeito às normas de distanciamento social, proteção individual e higiene. Essas ações garantem o trabalho seguro, tanto da comunidade acadêmica quanto dos pacientes.

Atividades acadêmicas práticas – retorno gradual

Em consonância com as diretrizes do Tribunal Regional do Trabalho – (TRT) da 3ª Região – Minas Gerais, as instituições de ensino superior e técnico que tenham cursos na área de saúde, e permissão das autoridades e órgãos de saúde locais, estão autorizadas a retomarem as atividades de práticas profissionais de estágio e de laboratório, em instalações próprias ou conveniadas, que promovam atendimento de saúde à população (hospitais, clínicas e unidades de saúde vinculadas às instituições de ensino).

A decisão considera a relevância da manutenção dos serviços de saúde diante da pandemia do novo coronavírus, minimizando os efeitos da crise e assim, preservando o atendimento a toda a população – em especial àquela atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Unileste, garantindo todas as medidas necessárias que preservem a saúde e segurança da comunidade acadêmica, e em conformidade com a decisão do TRT, iniciará o retorno das atividades práticas e/ou de estágios que atendem à população com os estudantes dos períodos finais (formandos) dos cursos da Escola de Saúde: Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia. O Centro Universitário ressalta que as aulas teóricas, assim como outras atividades acadêmicas da Instituição, permanecem sendo realizadas mediadas por tecnologias em ambiente virtual de aprendizagem.

Centro de Atendimento Psicológico (CAP)

O CAP é o espaço de referência para as atividades acadêmicas do curso de Psicologia e está atento ao seu papel social ao prestar serviços gratuitos à comunidade do Vale do Aço, oferecendo trabalhos clínicos ao público em geral. O Centro cumpre sua função pedagógica ao proporcionar ao acadêmico a articulação da teoria e da prática profissional, por meio da vivência das atividades desenvolvidas.

Setembro Amarelo

O retorno das atividades prestadas pelo CAP coincide com a campanha Setembro Amarelo, promovida desde 2014 no país pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Segundo a ABP, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo.  O objetivo da campanha é dar visibilidade ao suicídio, divulgando as formas de prevenção, quebrando o tabu sobre a causa e conscientizando a respeito deste problema de saúde pública.

Serviço

Centro de Atendimento Psicológico (CAP): atendimentos presenciais e teleatendimento gratuitos à toda comunidade

Serviços: orientação profissional; plantão psicológico; orientação à queixa escolar na infância e na adolescência; psicoterapia com crianças; psicoterapia com adolescentes e adultos; psicoterapia de idosos

Agendamentos: por meio de formulário eletrônico disponível neste link

Contato: (31) 3846-5588 (WhatsApp) | napp@unileste.edu.br

Local: Bloco B, campus Cel. Fabriciano (Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário)

Fonte: Unileste