A iniciativa é patrocinada pela Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, realizado pelo Seminaluz e Hibridus Dança, com apoio do Instituto Usiminas, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e da Cênika Eventos. O projeto Seminaluz faz parte da agenda de eventos da prefeitura com o tema Ipatinga, Cidade Luz. O projeto “Seminaluz 13ª edição Mostras Culturais” entrega para a cidade, quatro pontos de iluminação, feita com mais de 100 mil lâmpadas: Centro Cultural Usiminas, inaugurado dia 17/11; o Centro de Memória Usiminas, o Centro Cultural da Prefeitura Municipal de Ipatinga (dia 26/11) e o Parque Ipanema (2/12).
Nesta quarta, o espetáculo “Ser Luz” apresentado por Daniela Alves (atriz), Douglas Neto (sanfona e violão) e Jadiel Patrick (flauta), inspirado em textos adaptados de Gabriel Garcia Marquez, Fernando Pessoa e Rubem Alves. Juntos, eles contam uma fábula de Natal sobre vagalumes, lâmpadas, luzes e sonhos em intervenção artística cheia de músicas e poesia. Após a apresentação, o público será convidado a participar da primeira visita noturna nos espaços do Centro de Memória Usiminas. Na visita “Uma Noite no Centro de Memória Usiminas”, a equipe da Ação Educativa do Instituto Usiminas vai receber os presentes para conhecer o rico acervo do espaço em uma experiência inédita no turno da noite.
SOBRE O PROJETO
A iluminação dos quatro espaços é resultado de uma das ações propostas no projeto Seminaluz 13ª edição – Mostras Culturais, em Ipatinga. Seis bolsistas foram previamente selecionados para se dedicarem a estudos com profissionais de iluminação cênica e entregar como resultado as luzes de Natal. O projeto promoveu ainda duas oficinas técnicas: Iluminação Cênica, com Otaviano Mendes e Áudio Profissional, com João Maia – Biano. Foram ofertas para a comunidade ainda as oficinas culturais de viola caipira com Hyuri Luna, Oficina de preparação corporal com Luciano Botelho, Oficina de interpretação teatral com Dama Espaço Cultural e produção cultural com Wenderson Godoi.
A equipe do Seminaluz é composta por: Diretor Artístico e Curador: Morrison Deolli; Coordenador de produção: Wenderson Godoi; Produtora: Jany Francisca; Assistente de produção/ social media: Rômulo Amaral; Assistente Administrativa: Priscila de Paula; Coordenador de Comunicação: Luciano Botelho; Assessoria Jurídica: Ricardo Fernandes; Design Gráfico/Site: FIP Design; Bolsistas: Adilson Barbosa, Gustavo Henrique, Júnio Henrique, Massio Oliveira e Matisael Lima; Assistentes de produção: Ana Clara de Souza, Bárbara Marques, Eliana Barbosa, Jefferson Augusto e Jéssica Andiara.