23 jan
Imagem: arquivo

Chikungunya mata médico de Timóteo no leste de Minas

Compartilhar

Dengue ou chikungunya pode ter sido a causa da morte do médico Raul da Cunha Pereira Filho, de 60 anos, morador de Timóteo, segundo a Unimed Vale do Aço. O médico morreu no sábado (22). Além de ser cooperado da Unimed, Raul era servidor concursado da prefeitura de Coronel Fabriciano, e atendia atualmente na UBS do Centro.

Segundo a Unimed Vale do Aço, “o paciente deu entrada no Hospital Metropolitano Vale do Aço  no dia primeiro de dezembro de 2023, sendo encaminhado à UTI no dia 01/01/2024, vindo a óbito neste sábado (20/01). A cooperativa esclareceu ainda que prestou toda a assistência necessária ao cooperado, seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A Unimed manifestou suas condolências aos

familiares e amigos do profissional dedicado e engajado com seus pacientes, que deixou um legado de zelo e cuidado pela profissão”.

Vale do Aço está em situação de alto risco para arbovirosesMinas Gerais registrou nesta segunda feira, dia 22/01, 32.316 casos prováveis de dengue. Desse total, 11.490 casos foram confirmados para a doença. Até o momento, há um óbito confirmado por dengue no estado e 14 estão em investigação.

Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 4.353 casos prováveis da doença, dos quais 3.067 foram confirmados. Até o momento, um óbito foi confirmado por Chikungunya em Minas Gerais e dois estão em investigação.

Quanto ao vírus Zika, até o momento, foram registrados dois casos prováveis e ainda não há casos confirmados da doença. Também não há óbitos confirmados ou investigação por  Zika em Minas Gerais.

No Vale do Aço, Conforme os dados do Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, no Vale do Aço, foram confirmados 485 casos de dengue e 2.096 casos de Chikungunya. Em relação à Dengue, Ipatinga lidera a lista com 252 casos, na sequência está Santana do Paraíso, com 178, Coronel Fabriciano com 42 e Timóteo com 13. Em relação aos casos confirmados de Chikungunya, Timóteo lidera com 1.163, logo em seguida Ipatinga, com 755, Santana do Paraíso com 154 e Coronel Fabriciano com 24.

Fonte: agencia ANVA