05 maio
Imagem: arquivo

Com melhoria de índices epidemiológicos, Ipatinga amplia regras de flexibilização

Compartilhar

Atividades de novos setores são autorizadas em decreto

O Executivo de Ipatinga publicou no Diário Oficial, sob o número 9.666, um novo decreto de flexibilização das atividades econômicas, sociais e educacionais no município, tendo em vista a melhoria dos índices epidemiológicos relacionados à Covid-19.

Assim como decreto anterior, o novo documento reafirma a autorização para funcionamento de todos os setores classificados como não essenciais e especifica em detalhes os diversos segmentos que poderão ter suas atividades flexibilizadas e mudanças significativas em alguns ramos de atividades.

De acordo com a publicação, bares, restaurantes e lanchonetes poderão funcionar até às 23h, fechando e esvaziando suas instalações até a meia-noite. As mesas continuarão com a limitação de quatro pessoas, exceto em casos de datas comemorativas, quando o número poderá ser estendido desde que as pessoas sejam da mesma família. Foi autorizada também a apresentação de música ao vivo nesses estabelecimentos.

De qualquer modo, devem ser seguidos protocolos sanitários e observadas regras básicas de proteção contra a pandemia, como uso de máscaras, álcool gel e medição de temperatura corporal, entre outras.

“Com os números epidemiológicos mais controlados e o salto de qualidade na saúde, com a inauguração do Hospital de Campanha e o Centro Especializado de Atendimento à Covid (CEAC), a administração municipal decidiu que era hora de flexibilizar um pouco mais o funcionamento do comércio local e outros setores, até para resguardar a nossa economia”, destacou o prefeito Gustavo Nunes.

TRANSPORTE PÚBLICO

Além de outras normas que valem para todos os segmentos, o transporte coletivo no município deverá observar regras específicas. As lotações dos veículos não poderão exceder à capacidade de passageiros sentados, respeitado o número de poltronas existentes. Janelas e alçapões de teto devem ficar abertos.

Continua suspensa a circulação dos denominados “Trenzinhos da Alegria”.

Fonte: Prefeitura de Ipatinga