10 abr
Imagem: PMI

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Ipatinga é empossado

Compartilhar

Foram empossadas nesta quarta-feira (10), em solenidade realizada na Prefeitura de Ipatinga, as conselheiras titulares e suplentes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). Participaram do ato simbólico a secretária de Assistência Social, Jany Mara Bartolomeu, e a secretária Executiva, Darniene da Cruz Ataide.

São 24 conselheiras, sendo 12 titulares e 12 suplentes, com mandato a ser cumprido entre 2024 e 2026. O grupo é formado por representantes governamentais e de organizações e/ou entidades de atendimento a mulheres.

“Damos as boas-vindas às novas conselheiras que agora passam a compor o CMDM. Temos certeza de que elas darão continuidade aos trabalhos que já vinham sendo desenvolvidos e também trarão novas contribuições, permitindo avançarmos ainda mais na garantia dos direitos das mulheres em nossa cidade”, declarou a secretária Executiva, Darniene da Cruz Ataide.

A secretária de Assistência Social, Jany Mara Bartolomeu, salientou o compromisso do governo municipal em desenvolver ações de proteção e valorização das mulheres. “O Conselho representa não apenas um órgão consultivo, mas também um espaço crucial de participação das nossas cidadãs. A gestão do prefeito Gustavo Nunes, desde o início do mandato, está plenamente comprometida em apoiar e fortalecer o trabalho do Conselho da Mulher, reconhecendo sua importância estratégica na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todas as mulheres”, afirmou.

Conselho da Mulher

O CMDM tem como finalidade essencial formular diretrizes, programas e políticas públicas relacionadas com a promoção da melhoria das condições de vida das mulheres e a eliminação de todas as formas de discriminação, de modo a assegurar-lhes plena participação e igualdade nos planos político, econômico, social e jurídico. Trata-se de um organismo de participação e controle social (participação da sociedade na administração pública).

Conheça as conselheiras

A nomeação das novas conselheiras foi publicada no Diário Oficial do Município, por meio do Decreto nº 10.988, de 15 de março de 2024. São elas: Maria de Fatima de Jesus Paiva (titular) e Gabriela Gonçalves Barbosa (suplente); Lauda Silva Belz de Souza (titular) e Juliana Coelho Pego Arruda (suplente); Eveline de Cassia Silva (titular) e Lecia Calina Colombini (suplente); Cassia Regina da Silva Soares (titular) e Cristiane Oliveira Silva Balbino (suplente); Orozelina de Freitas Silvestre (titular) e Carla Caetana Oliveira Selos (suplente); Flavia Sales Correia Silva (titular) e Carmelita Eleoteria Freire Silva (suplente); Amanda Martins Lopes (titular) e Karina de Cássia Fortes Andrade (suplente); Ana Claudia Silva (titular) e Luciana Araújo Silva (suplente); Jaqueline Bernardo Carvalho (titular) e Adélia da Consolação Marques (suplente); Andreia Gonçalves Oliveira (titular) e Ronária Daiana Mendes (suplente); Maria Nely da Silva Ferreira (titular) e Agnaria Fernandes de Oliveira (suplente); Michele Donata de Fátima Oliveira (titular) e Lyrien Patricia Félix Gonçalves (suplente).

Fonte: agencia ANVA