08 jul
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Empresa de Timóteo fabricou peças para o monotrilho de São Paulo

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A Emalto –  Indústria Mecânica, sediada em Timóteo (MG), fabricou equipamentos para o monotrilho de São Paulo. Mais especificamente, ela forneceu 22 conjuntos de Aparelhos de Mudança de Via (AMVs) para a Linha 17 Ouro, que opera no sistema de monotrilho elevado da capital paulista.

Esses AMVs são essenciais para a operação ferroviária, pois permitem que os trens mudem de trilho com segurança e precisão. A Emalto produziu cerca de 880 toneladas de equipamentos, incluindo estruturas metálicas soldadas e componentes mecânicos, todos submetidos a testes rigorosos antes da entrega.

O que é a Linha 17–Ouro?

– Trata-se de um monotrilho elevado com 6,7 km de extensão e 8 estações.  Vai conectar o Aeroporto de Congonhas  à Estação Morumbi da Linha 9–Esmeralda, com integração também à Linha 5–Lilás. A previsão de início da operação comercial é junho de 2026, após mais de uma década de atrasos.

Tecnologia e operação

– Os trens são fabricados pela BYD SkyRail, empresa chinesa especializada em monotrilhos.  A operação será 100% automatizada, com tecnologia CBTC (Communication-Based Train Control), que garante maior precisão e segurança.  A concessionária ViaMobilidade será responsável pela operação da linha por 20 anos.

Estão previstas e já quase concluídas oito estações entre a estação do Morumbi (próximo do Shopping Morumbi e ao lado da marginal Pinheiros. As paradas serão nas estações:  Chucri Zaidan,  Vila Cordeiro, Campo Belo,  Vereador José Diniz,  Brooklin Paulista,  Washington Luís e  Aeroporto de Congonhas.

Fonte: Leoncio Corrêa - Agencia ANVA