25 abr
Imagem: Fotografias: Vilton Cantarino

Estrada da Amizade Ipatinga a Fabriciano poderá ser reconstruída

Compartilhar

A via alternativa de acesso entre os bairros Bom Jardim, em Ipatinga, e Bairro São Vicente, em Fabriciano, Construída em meados da década de 70, nos mandatos dos ex-prefeitos João Lamego Netto (Ipatinga) e Mariano Pires Pontes, o Dôca Pires (Fabriciano), a Estrada da Amizade, como é mais conhecida, leva o nome de Estrada Vereador José Anatólio Barbosa, em homenagem ao pioneiro do distrito de Barra Alegre e ex-vereador de Fabriciano, falecido em 1979, aos 80 anos.

O acesso, utilizado por muitos trabalhadores, tem cerca de 9 km e encurta bastante o caminho em relação à distância pela BR-381, que é de mais de 20 Km. Além do Bom Jardim, a Estrada da Amizade aproxima de Coronel Fabriciano outros bairros de Ipatinga como Recanto, Esperança, Vila Formosa e Limoeiro. Em Fabriciano, a via dá acesso aos bairros São Vicente, Santa Cruz e Floresta, entre outros do Melo Viana.

Na manhã de sábado passado, 24/04, uma comitiva esteve reunida  no início da estrada, no bairro Bom Jardim, iniciando um movimento para restauração da estrada que está totalmente deteriorada pelo passar do tempo.

O encontro reuniu a comunidade do Bom Jardim e demais bairros adjascentes, representantes de entidades comunitárias, comércio e representantes do Poder Público.

Atualmente a estrada está abandonada, sem asfalto e servindo de depósito de lixo e animais mortos em suas margens.

DEPUTADA ENCAMPA O MOVIMENTO

A deputada  Rosângela Reis esteve presente  ao encontro oportunidade em que destacou a importância da revitalização da via que encurta a distancia entre os dois municípios.

“Vou acampar essa luta da comunidade e dos segmentos aqui presentes buscando recursos junto ao Governo do Estado e também junto a Fundação Renova,” afirmou Rosângela Reis ao conceder entrevista exclusiva ao repórter Maurílio Marciano, da Rádio Liberdade 98,7 do Bom Jardim.

Durante a entrevista, a deputada Rosângela Reis citou também outras reivindicações de seu mandato e que estão sendo atendidas pelos órgãos competentes.

A instalação do IML – Instituto Médico Legal   de Ipatinga que já conta com uma emenda Parlamentar de sua autoria no valor de R$ 1,5 milhão e outra emenda do Deputado Federal Hercílio Diniz de R$ 1,4 milhão.

Rosângela Reis anunciou também duas reivindicações que fez ao Governo de Minas: a ligação a asfáltica entre Revéz do Belém e Vargem Alegre e também de Joanésia a Dores de Guanhães.

VEREADOR CHIQUINHO APOIA O MOVIMENTO

O vereador Chiquinho, morador do bairro Bom Jardim e o mais votado nas últimas eleições, esteve presente ao movimento pró recuperação da Estrada da Amizade. Para Chiquinho “essa ligação totalmente asfaltada e iluminada vai trazer um benefício muito grande a todos nós  que sempre estamos transitando entre Ipatinga e Fabriciano, principalmente aqui do Bom Jardim aos bairros do Distrito de Melo Viana.”

Falando a Rádio Liberdade, o Vereador salientou a importância do apoio irrestrito da deputada Rosângela Reis. “este apoio da Deputada nos traz muita esperança na concretização de nossos objetivos que é ver essa obra concluída”, enfatizou Chiquinho.

ASAS PRESENTE

A Associação Ambientalista Samambaia – ASAS esteve presente ao encontro de sábado. O Diretor Administrativo da ASAS, Antônio Mendes, também foi ouvido pela reportagem da Rádio Liberdade oportunidade em que destacou a importância da estrada para s comunidades de ambas as cidades. Antonio frisou que é preciso ter também uma atenção especial com o Meio Ambiente, pois assim como a estrada é importante, o meio ambiente também deve ser lembrado já que existem nascentes próximas ao local da via.

Nesta segunda feira, 26/04, a Rádio Liberdade apresentará uma reportagem especial sobre o  encontro realizado na manhã do sábado para dar o ponta pé inicial a este movimento.

Como emissora da Associação Comunitária Integração, do bairro Bom Jardim, a Rádio também integra esse movimento dando total apoio a  todos os segmentos.  A reportagem irá ao ar no programa A VOZ DO POVO que começa as oito horas nesta segunda feira.

Fonte: Departamento de Jornalismo da Liberdade