03 set
Imagem:

FIEMG e Usiminas doam 25 respiradores para o Hospital Márcio Cunha 

Compartilhar

Equipamento 100% mineiro será utilizado para salvar vidas dos pacientes com Covid-19 

 O Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, recebeu nessa quinta-feira, 03/09, da FIEMG, em parceria com a Usiminas, 25 ventiladores pulmonares.

O equipamento idealizado e produzido pela Inspirar, uma empresa Health Tech, nasceu da inquietação e percepção dos sócios da Tacom para minimizar os impactos no sistema de saúde gerados pela pandemia da Covid-19 e contou com o suporte da FIEMG, que mobilizou a indústria e arrecadou recursos para viabilizar o projeto.

Na oportunidade, Flaviano Gaggiato, presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, agradeceu a parceria da Usiminas.  “Gostaria de parabenizar a Usiminas pela iniciativa e por não medir esforços em apoiar essa causa. Esses ventiladores serão de grande importância para o Hospital Márcio Cunha, mesmo após essa pandemia”.

E completou: “Graças a esse projeto coordenado com doações da indústria, com empresas que se envolveram e também do SENAI, que deu todo o apoio técnico, teremos melhor estrutura para vencermos esse vírus”, disse.

Os ventiladores pulmonares chegam ao mercado com valores mais acessíveis do que os produtos semelhantes, além de serem mais fáceis de manusear. Desde a homologação da ANVISA, em agosto, os ventiladores podem ser utilizados e comercializados por hospitais de todo o Brasil.

“Estar nessa ação social representando a Usiminas é motivo de alegria e orgulho. A Usiminas vai continuar firme nesse propósito, seja apoiando ou protagonizando ações como esta que estreitam relações com a nossa comunidade” destacou o diretor da Usina de Ipatinga, Heltom Muzzi.

Para o diretor de hospitais da Fundação São Francisco Xavier, Mauro Oscar Lima, a ação da FIEMG evidencia a força da iniciativa privada, sua capacidade de organização e produção de tecnologia em um prazo tão curto como forma de contribuir em momento de crise.

“Gostaríamos de agradecer essa iniciativa. Os hospitais administrados pela FSFX são referência para a população das regiões onde atuamos. Em sua grande maioria eles são pacientes do Sistema Único de Saúde, e essa ação vem somar esforços no enfrentamento a Covid-19, reforçando a estrutura hospitalar, de forma a manter o padrão de qualidade e excelência. Temos confiança que, a partir da colaboração e a união de esforços, conseguiremos vencer esse enorme desafio colocado para a área da saúde”, pontuou.

Em um vídeo, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, agradeceu a parceria da Usiminas. “Parabéns a Usiminas pelo trabalho incansável em defesa da melhoria do ambiente de negócios e ao presidente Sérgio Leite, todo apoio que tem dado a minha gestão ao longo desses dois anos. Juntos conseguiremos fazer a diferença, com exemplos como o seus que vamos transformar o Brasil”, concluiu.

24 municípios serão beneficiados 

 A FIEMG Regional Vale do Aço oficializará, ainda este mês, a doação de 140 ventiladores pulmonares a 24 municípios da sua área de abrangência. Serão contemplados as Unidades de Saúde de Ipatinga, Abre Campo, Belo Oriente, Caratinga, Chalé, Coronel Fabriciano, Dionísio, Ferros, Inhapim, João Monlevade, Lajinha, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Matipó, Rio Piracicaba, Santa Margarida, Santana do Manhuaçu, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Rio Abaixo, São João do Manhuaçu, Simonésia e Timóteo.

 A Federação das Indústrias já repassou ao governo de Minas Gerais 1.600 equipamentos que serão distribuídos a hospitais e municípios, respeitando critérios técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e considerando o diálogo com as prefeituras.

Fonte: