05 set
Imagem:

FIEMG lança Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria

Compartilhar

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas por meio da plataforma Sympla 

  A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, por meio da Regional Rio Doce e Regional Vale do Aço, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizam na próxima quarta-feira (09/09) às 15h, o workshop de lançamento do Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria – FAPI.

  Nesta edição, o workshop será realizado de forma digital (on-line), por meio da plataforma Teams. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo Sympla: https://bit.ly/2EdXyEt

  Na programação, palestras sobre a importância e procedimentos da Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria e Procedimentos da Regularização Ambiental. Os palestrantes convidados serão os especialistas da FIEMG, da Superintendência de Fiscalização (SEFIS) e da Superintendência Regional de Meio Ambiente (SUPRAM LESTE DE MINAS).

  O programa tem como objetivo informar, instruir e sensibilizar as indústrias mineiras sobre a importância de se obter a regularização ambiental de seus empreendimentos, evitando autuações futuras. O público-alvo principal são as empresas que exercem atividades potencialmente poluidoras ou que utilizam recursos naturais do estado de Minas Gerais. Nesta edição, o foco serão as indústrias que exercem as atividades minerárias, atividades Industriais: metalúrgicas e outras, indústria alimentícia, gerenciamento de resíduos e serviços, distribuídas, no nosso caso, na região leste do Estado de Minas Gerais.

  Após 90 dias da primeira etapa (workshop), acontecerá a fiscalização, prevista para iniciar em nossa região no dia 08/12/2020. Os empreendedores serão orientados a obter todas as informações e os documentos necessários para receber a fiscalização executada pela SEMAD da PMMG.

  Segundo o presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, a proposta do FAPI é reduzir os riscos ao meio ambiente e ampliar a competitividade das indústrias. “O programa oferece às indústrias orientação adequada para regularizarem seus processos ambientais. Porém, mais que isso, o que desejamos é que não aconteça apenas a regularização neste momento, mas que seja um trabalho permanente de conscientização, reconhecendo a importância da redução desses riscos”, disse.

  Os interessados também podem entrar em contato com as Analistas de Meio Ambiente das Regionais da FIEMG: Vale do Aço: Amanda (31) 3822-1414 / Rio Doce/Mucuri: Renata (33) 3272.4850.

Fonte: