11 nov
Imagem: arquivo

Frei Carlos Josaphat morre aos 99 anos, em Goiânia

Compartilhar

A Arquidiocese de Goiânia informou, nesta terça-feira (10), a morte do frei Carlos Josaphat, aos 99 anos. Natural de Minas Gerais, ele era teólogo, pesquisador, escritor e professor. O religioso também atuou em vários estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, e fora do país, na França.

O frei, que completou 99 anos no último dia 4, estava hospitalizado há um mês em Goiânia e faleceu na segunda-feira (9). O G1 entrou em contato com a arquidiocese para saber a causa da morte. Porém, não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Carlos Josaphat morava há dois anos no Convento da Paróquia São Judas Tadeu, no Setor Coimbra. Uma missa de corpo presente é realizada na manhã desta terça-feira, no local.

O corpo do frei será levado de Goiânia até Abaeté, em Minas Gerais, onde ele nasceu. O horário do sepultamento não foi informado.

Biografia

Segundo a Arquidiocese de São Paulo, o frei nasceu no dia 4 de novembro de 1921, em Minas Gerais. Ele deixou a cidade aos 12 anos para estudar no Seminário Menor da Diamantina, no mesmo estado.

Carlos se mudou para Petrópolis, no Rio de Janeiro, para estudar filosofia e teologia. De acordo com a arquidiocese, ele foi ordenado em 8 de dezembro de 1945. O padre viajou para a França em 1953, onde permaneceu por quatro anos.

Frei foi pesquisador, escritor de vários livros, conferencista, professor emérito da Universidade de Friburgo, professor da Escola Dominicana de Teologia (EDT), do Instituto de Teologia de São Paulo (ITESP) e doutor honoris causa pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.

Fonte: G1