06 abr
Imagem: PMI

IPATINGA INICIA AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO,PREVENÇÃO E COMBATE ÀS QUEIMADAS

Compartilhar

 

Conforme Lei Municipal, orientações agora fazem parte do calendário oficial de datas da cidade, visando minimizar problemas que se repetem todos os anos, em cada período climático mais seco na região

Com a participação do vice-prefeito Allex Espírito Santo, secretários, autoridades ligadas à área de segurança, entidades organizadas da sociedade civil, professores e alunos da rede municipal de ensino e, também, representantes do Legislativo, a Prefeitura de Ipatinga iniciou nesta segunda-feira (4) as ações do Mês de Prevenção e Combate às Queimadas. A programação foi cumprida pela manhã, nas dependências do Viveiro Municipal, no bairro Jardim Panorama.

O objetivo da campanha é promover a conscientização das diversas camadas da população e sobretudo os estudantes – reconhecidos como principais multiplicadores – quanto aos prejuízos ambientais, econômicos e sociais que as queimadas causam, muitas vezes se desdobrando em incêndios de maior gravidade.

A instituição do mês de abril como ponto de partida das ações foi oficializada no ano passado, por meio da Lei nº 4.234, sancionada pelo prefeito Gustavo Nunes e originária de projeto dos vereadores Cida Lima e Fernando Ratzke. A ideia é preparar a comunidade para dedicar uma atenção especial ao período climático mais seco na região e propício ao alastramento de fogos, seja de forma induzida ou natural. É nesta época que aumenta o número de ocorrências de queimadas, causando sérios prejuízos ao meio ambiente e também danos à saúde das pessoas, além de atingir animais que vivem nos locais afetados.

Além de abrigar o Parque Ipanema – uma das maiores áreas verdes do país localizadas dentro de um perímetro urbano – e ter em seu entorno o Parque Estadual do Rio Doce (PERD), a maior área contínua de mata atlântica preservada em Minas Gerais, Ipatinga conta com importantes Áreas de Proteção Ambiental (APAs) em sua zona rural, como Ipaneminha, Ipanemão, Pedra Branca, Tribuna e Morro Escuro. As queimadas acidentais, que podem derivar de uma simples ponta de cigarro atirada em lugar indevido, assim como as não orientadas e não autorizadas, ligadas a atividades de pastagens, preparo de solo para agricultura e pecuária ou mesmo limpeza da vegetação, oferecem muitos riscos. A pena para quem provoca incêndios florestais é de reclusão de dois a quatro anos, além das multas medidas por hectare queimado.

Denúncias  Há vários telefones disponíveis para denúncias relacionadas a queimadas ou incêndios. Elas devem ser transmitidas ao 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil Municipal (199) e 12ª Companhia PM de Meio Ambiente (181) ou mesmo ao convencional 190 da Polícia Militar. As atividades do Mês de Prevenção e Combate às Queimadas em Ipatinga são coordenadas pela Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon) e a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma).

Nesta segunda-feira (4), no Viveiro Municipal, também participaram da abertura dos trabalhos, ao lado de autoridades do Executivo, Legislativo e forças de segurança, representantes da Infrater Engenharia (que trabalha na manutenção e conservação de áreas verdes no município), Associação Esportiva e Recreativa Usipa, ARPAVA – Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço, AEMDI – Associação das Empresas Estabelecidas no Distrito Industrial de Ipatinga, alunos e professores da Escola Municipal Jaime Morais Quintão. Os convidados foram recepcionados com músicas instrumentais executadas por alunos da Escola Tenente Oswaldo Machado (TOM).  

Comunitários e aceiros  Ainda dentro da programação do Mês de Prevenção e Combate às Queimadas, Ipatinga está criando, por meio da Sescon, vários Nupdec’s – Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil, visando agregar voluntários em defesa do meio ambiente. O primeiro deles funcionará no almoxarifado da Defesa Civil, na rua Macabeus, 700, bairro Canaã. Outros deverão ser criados nos bairros Novo Cruzeiro, Bom Jardim e Limoeiro. Com estas unidades de apoio, pessoas da comunidade poderão contribuir nas ações preventivas em áreas de risco, além de estar credenciadas para auxiliar o poder público com orientações e socorro mais imediato nas situações de calamidade e emergência.

Outra atividade da Prefeitura, neste mês de abril, é a formação de aceiros de 5m de largura em áreas verdes públicas de vários bairros (Esperança, Recanto, Forquilha, Veneza, Planalto, das Fontes e Iguaçu), visando à prevenção e controle de queimadas. Nestes espaços é feita a remoção de toda a vegetação rasteira e também partes aéreas, dificultando a eventual propagação de chamas e ampliação de focos de incêndio. O objetivo é atingir uma extensão de 17 quilômetros nas diversas regiões da cidade. Ao mesmo tempo, a prefeitura também realiza o monitoramento diário de focos de incêndio nas áreas verdes públicas.

Fonte: agencia ANVA