O NATEA (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista), está sendo construído no bairro Jardim Panorama, em Ipatinga. Na última quinta-feira (29), no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga, houve uma audiência pública que debateu sobre o andamento das obras, além de estabelecer para o público sobre o fluxo de atendimento do local.
Para acompanhar de perto o desenvolvimento desse projeto tão importante, ativistas da causa autista e comunidade ipatinguense compareceram em peso. Nem mesmo a forte chuva que caiu no começo da noite em Ipatinga afastou as pessoas do plenário da Câmara de Vereadores.
A audiência proporcionou um espaço de diálogo onde autoridades, profissionais, familiares e demais envolvidos puderam contribuir com suas ideias e sugestões. O intuito foi criar um ambiente inclusivo para atender de maneira abrangente às necessidades das pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Compuseram a mesa da audiência figuras centrais na criação do NATEA em Ipatinga. Walisson Silva Medeiros, Secretário Municipal de Saúde; Antonio Cláudio Mendes Ribeiro, Secretário Municipal de Obras; Cairo Monteiro, Secretário Municipal de Educação, além do Dr. José Geraldo Linhares Lacerda, Diretor do CIA (Centro de Integração Autista) de Ipatinga e Dr. Thiago Xavier Correa, Psiquiatra, Coordenador Liga Acadêmica de Psiquiatria, da AFYA.
Durante o evento, houve também um momento de fala do Dr. Marco Túlio Ferreira, Superintendente Médico do Centro de Referência TEA de Uberlândia, e da Gerente de Política Pública do CR TEA, Alexandra Sardella. Eles deram um depoimento, por videoconferência, sobre como está funcionando o Centro de Referência na cidade mineira onde eles atuam, contribuindo em experiência para o debate de ideias em Ipatinga.
Obra perto do fim
A reunião ficou marcada pela declaração de Antônio Cláudio Mendes Ribeiro. Segundo o Secretário Municipal de Obras da Prefeitura Municipal de Ipatinga, a obra de construção do Núcleo de Atendimento à Pessoa Autista – NATEA, já está na reta final e com previsão estabelecida para entrega.
“A obra retornou nesta semana. Posso garantir que em 90 dias a gente entrega o NATEA. Assumimos esse compromisso. Lembrando sempre que a Secretaria de Obras serve as demais secretarias da PMI”, afirma.
Esse evento foi convocado pelo vereador em Ipatinga, Daniel do Bem. Psicólogo, pai de uma criança autista e ativista da causa, o vereador faz uma análise sobre a audiência, visando a inauguração do núcleo de atendimento, pauta que depende da Secretaria de Obras da PMI.
“A expectativa da audiência era estabelecer um cronograma da obra e também o fluxo de atendimento para o paciente autista. São assuntos distintos de secretarias distintas. Da Secretaria de Obras a gente precisava saber o prazo de entrega para o prédio do NATEA. Do outro lado, era necessário saber da Secretaria de Saúde, como será o fluxo de atendimento para diagnóstico e terapia dos autistas de Ipatinga. Portanto, isso ficou acertado ontem na audiência pública com datas de inauguração e, também, estabelecimento do fluxo de atendimentos para a segunda quinzena de abril. Vamos acompanhar e cobrar da Secretaria de Saúde esses trabalhos de política pública para o atendimento dos autistas” explica o vereador.
Outro ponto importante abordado na reunião, foi a organização dos atendimentos para as pessoas com TEA. Esse primeiro contato foi acordado de acontecer já na primeira quinzena do mês de abril, antes da inauguração do NATEA.
“O atendimento vai começar na atenção especializada da Policlínica que já está estruturada. Esse fluxo de atendimento não depende do prédio do NATEA para começar”, elucida Walisson Silva Medeiros, Secretário Municipal de Saúde.
Fonte: agencia ANVA