02 set
Imagem:

LIDANDO COM O ABSENTISMO ESCOLAR.

Compartilhar

(Comentário do Professor Geraldo Paixão no programa A VOZ DO POVO, desta terça feira, 01/09/2020)

O absentismo ou absenteísmo é uma ausência temporária ou definitiva causada por motivos diversos os quais, seguramente, influem no desenvolvimento e formação de uma pessoa. Significa o descumprimento de regras e regulamentos previamente acordados, não importando o ambiente de inserção no qual o absentismo se aplica. Pode dessa forma ocorrer no trabalho, na escola, na rua, no clube, ou em qualquer lugar e por motivos diversos, os quais demandam análises e estudos complexos de forma a inverter os resultados adversos, ocasionados pelas ausências e faltas no processo. Nesse contexto, situa-se o absentismo dentro das escolas, objeto de preocupações de gestores da educação, docentes e familiares.

Não se trata somente de um problema social, pode ser financeiro, físico, de relacionamento com outras crianças, de relacionamento com a família e outros.  Quem de nós não se ausentou um dia da sala de aula sem a devida autorização do professor, pressupondo que tal fato não representaria tanto para nossa formação? Qualquer ausência à aula representa uma perda para o aluno, principalmente quando ocorre por longo tempo. Nesse caso, podem ocorrer implicações graves com as seguintes consequências:

  1. Queda no ritmo de aprendizagem;
  2. Irresponsabilidade e descompromisso dos envolvidos;
  3. Queda no rendimento escolar, podendo levar o aluno à desmotivação total pelo ensino;
  4. Abandono e fracasso escolar.

O absentismo apresenta ainda alguns graus de dificuldades tais como:

  1. Impontualidade;
  2. Intermitências;
  3. Saídas do recinto em horário de aula;
  4. Ação direta de interferência com colegas de sala;
  5. Afeta os setores de maior marginalidade;
  6. Irresponsabilidade dos responsáveis;
  7. Constitui-se no primeiro passo para a marginalidade;
  8. Pode ser um problema físico-social da criança;

Um simples problema educacional pode, portanto, se tornar a médio ou longo prazo, um grande problema social, cujo tratamento exigirá mais recursos financeiros da família, da União, mais dedicação da escola, dos professores, dos pais e da sociedade para a recuperação do aluno.

?

Geraldo Ferreira da Paixão   –   Pós-graduado em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UNILESTE-MG (2005). Graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto de Tecnologia de Governador Valadares – MIT (1984). Graduado como engenheiro de Operação em Eletrônica Industrial pelo Instituo Católico de Minas Gerais – Coronel Fabriciano – MG (1979). Experiência profissional nas áreas de engenharia elétrica, eletrônica, instrumentação, automação, logística de suprimentos em empresas de grande porte, e como docente no ensino médio e superior.

E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com

Fonte: