18 out
Imagem: arquivo

Lider indígena fala sobre meio ambiente para jovens do projeto Pulsar Jovem pelo Rio Roce

Compartilhar

Ailton Krenak é o convidado especial do evento “Vozes do Rio Doce” que será realizado neste sábado (19), na AAPI, em Ipatinga, como parte das atividades do projeto Pulsar Jovem pelo Rio Doce. Líder indígena, escritor brasileiro da etnia krenak e ativista do movimento socioambiental, ele é ainda filósofo, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras. Na oportunidade, haverá também a entrega dos certificados de formação teórica aos participantes do projeto. O evento é restrito para os jovens e convidados parceiros.

Ailton Krenak é um fervoroso defensor dos direitos dos povos indígenas e da preservação da Amazônia. Entre seus trabalhos como escritor destacam-se “Ideias para Adiar o Fim do Mundo” e “A Vida Não é Útil”, marcos na literatura e na reflexão sobre a relação entre humanidade e natureza e ainda oferecer uma crítica à visão capitalista do mundo ocidental.

No evento promovido pelo projeto Pulsar Jovem pelo Rio Doce, o ativista deve abordar a importância dos conhecimentos ancestrais na defesa do meio ambiente e a responsabilidade que os jovens têm em manter este cuidado com a Terra. A presença de Krenak se faz importante por fortalecer nos jovens uma maior ligação com a natureza. Figura influente na promoção da cultura e dos direitos dos povos indígenas no Brasil, Ailton Krenak é reconhecido como uma das principais lideranças do movimento indígena do país, e possui reconhecimento internacional.

SOBRE O PULSAR JOVEM PELO RIO DOCE

O projeto PULSAR JOVEM PELO RIO DOCE vai formar 1.100 jovens de 15 a 29 anos, em 33 municípios de Minas Gerais, para atuarem como protagonistas em projetos para revitalização da bacia do Rio Doce. Ele é uma realização da Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA) em parceria com a Fundação Renova, que está desenvolvendo um projeto de formação de jovens lideranças. O Pulsar Jovem teve início em novembro de 2023, vai até março de 2025 e fornece aos jovens um suporte financeiro mensal de 485 reais para a formação durante todo o período de realização.

Todos os inscritos no Pulsar já passaram pela etapa de formação teórica sobre meio ambiente e elaboração de projetos e no sábado (19) receberão seus certificados. Alguns jovens já apresentaram seus projetos e outros estão ainda no processo de apresentação à banca de especialistas nesta semana. Em breve, cerca de 110 projetos serão implementados nas cidades de abrangência do Pulsar Jovem Pelo Rio Doce.

Fonte: agencia ANVA