16 set
Imagem:

O mau-trato entre iguais. Artigo do Professor Geraldo Paixão

Compartilhar

O mau-trato entre iguais é um tipo de conflito muito comum entre as crianças nas escolas. Os especialistas o tratam como um assédio escolar, ou bullying. Ocorre no seio da escola com efeitos danosos para os alunos, e suas consequências podem ir muito além do que se imagina no processo educativo principalmente nas primeiras fases do sistema educacional.

Caracteriza-se pela exposição agressiva sofrida de um colega ou de vários colegas e se tornando vítima em consequência das ações sofridas, muitas vezes repetidamente e por longo período de tempo. Para alguns estudiosos, o mau-trato é um comportamento prolongado e intimidador que pode atuar de várias formas como uma agressão física, uma rejeição social, humilhações etc. aplicados por um ou mais alunos visando submeter e controlar outros.

O mau-trato, assim como outros conflitos escolares, apresenta algumas caraterísticas próprias e especiais como:

Desequilíbrio de poder: Ocorre nas desigualdades explicitas de poder físico, psicológico e social, gerando forças desiguais e conflitos entre os alunos;

 A intencionalidade/repetição: A intencionalidade aflora na forma agressiva repetidamente e por muito tempo causando na vítima impotência temores de novos ataques;

 A indefinição/personalização: Em geral, para esse caso, o mau-trato é acolhido como uma ação individual, ficando o aluno totalmente indefeso.

Alguns conflitos escolares os quais os adultos dizem “ser coisas de crianças” ou que “isso foi assim a vida toda” podem ser indícios de maus-tratos, razão peça qual é de suma importância a identificação e a atuação preferencial em todos os casos semelhantes. O mau-trato se identifica através dos seguintes aspectos:

Físico

Golpear, chutar ou empurrar alguém ou ameaçar faze-lo.

Obrigar alguém a fazer algo que não goste;

Roubar, esconder ou estragar coisas do outro.

Verbal

Apelidar, fazer piadas, provocar, insultar.

Mensagens desagradáveis, ameaçadoras (nota, pintura, mensagem por e-mail, por celular etc)..

Psicológico

Ações que atuam na autoestima do outro, fomentando uma sensação de insegurança e medo.

 Social

Negar a falar com alguém.

Selecionar, impedindo a participação do outro numa atividade.

Difundir mentiras e rumores para prejudicar o outro.

Obrigar o outro a fazer algo que não quer.

Geraldo Ferreira da Paixão   –   Pós-graduado em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UNILESTE-MG (2005). Graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto de Tecnologia de Governador Valadares – MIT (1984). Graduado como engenheiro de Operação em Eletrônica Industrial pelo Instituo Católico de Minas Gerais – Coronel Fabriciano – MG (1979). Experiência profissional nas áreas de engenharia elétrica, eletrônica, instrumentação, automação, logística de suprimentos em empresas de grande porte, e como docente no ensino médio e superior.

E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com

Fonte: