08 jan
Imagem:

Papa nomeia Dom Marco Aurélio para Arcebispo de Juiz de Fora

Compartilhar

O Santo Padre Leão XIV acolheu o pedido de renúncia apresentado pelo arcebispo da arquidiocese de Juiz de Fora, em Minas Gerais, dom Gil Antônio Moreira. No mesmo ato, nomeou dom Marco Aurélio Gubiotti, novo arcebispo para a mesma arquidiocese, transferindo-o da diocese de Itabira-Fabriciano (MG).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento a dom Gil Moreira e saudação a dom Marco Aurélio.
Saudação a Dom Marco Aurélio Gubiotti

Estimado irmão, Dom Marco Aurélio Gubiotti,

Recebemos, com alegria, a notícia de sua nomeação como novo arcebispo da arquidiocese de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Rogamos a Deus que o abençoe e ilumine nesta nova missão que desempenhará.

Possa ecoar em seu coração o chamado renovado do Papa Leão à celebração da Epifania ao encerrar o Ano Santo: “O Menino que os Magos adoram é um Bem sem preço, nem medida. É a Epifania da gratuidade. Não nos aguarda em lugares prestigiados, mas nas realidades humildes. (…) Quantas epifanias nos são concedidas ou estão prestes a ser concedidas! Amar a paz e procurá-la significa proteger o que é santo e, por isso mesmo, nascente: pequeno, delicado, frágil como uma criança”.

Santo Antônio, padroeiro da arquidiocese de Juiz de Fora, seja guia e intercessor no seu pastoreio!

Em Cristo,

Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB

Agradecimento a Dom Gil Antônio Moreira

Estimado irmão, Dom Gil Antônio Moreira

Com coração agradecido, recebemos a notícia de que o Santo Padre acolheu o seu pedido de renúncia ao governo da Arquidiocese de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Esta é uma ocasião para louvamos a Deus por sua vida e frutuoso ministério nas dioceses de São Paulo, Jundiaí e em Juiz de Fora. Agradecemos os serviços prestados na formação de seminaristas à nossa Conferência, como seu subsecretário-geral, e ao regional Sul 1. Sua vida a serviço revela “a corrente viva da Igreja que brota do Evangelho e fecunda cada momento histórico” em sua opção pelos mais pobres.

Maria, Mãe da Igreja, continue a iluminar seu ministério!

Em Cristo,

Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB

Currículo e trajetória eclesial de Dom Marco Aurélio Gubiotti

Dom Marco Aurélio Gubiotti, nasceu no dia 21 de outubro de 1963, em Ouro Fino (MG), filho de Benedito Gubiotti e Natalina Gubiotti. Cursou filosofia no seminário arquidiocesano de Pouso Alegre, e a teologia no Instituto Teológico SCJ, em Taubaté (SP).

Exerceu o ministério sagrado nas paróquias: São Caetano, em Brasópolis; Santo Antônio, em Jacutinga; Nossa Senhora Aparecida, em Tocos do Moji; São Sebastião, em São Sebastião da Bela Vista; Nossa Senhora de Fátima, em Santa Rita do Sapucaí e Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre.

Obteve o título de mestre em Sagradas Escrituras pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção (SP). Cooperou com a formação no Seminário de Pouso Alegre e foi diretor do Instituto Teológico Interdiocesano São José (2000 a 2005) e Diretor Geral da FACAPA – Faculdade Católica de Pouso Alegre (2006 a 2009). Foi professor na área de Sagrada Escritura no curso de Teologia da FACAPA (2000 a 2013).Formação Escolar e Acadêmica

1971 a 1978: Ensino Fundamental, na Escola Estadual Francisco Ribeiro da Fonseca, em Ouro Fino (MG)
1979 a 1981: Ensino Médio, no Colégio São José de Pouso Alegre (MG), durante o período em que fez o Seminário Menor, no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre.
1982 a 1984: Curso de Filosofia, no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre.
1985 a 1988: Curso de Teologia, no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (SP).
1997 a 1999: Curso de Mestrado na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP).
2000: Mestre em Estudos Bíblicos, pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP).Trajetória Eclesiástica

19/12/1987: Ordenação Diaconal, na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Gonçalves (MG).
14/01/1989: Ordenação Presbiteral, na Paróquia São Francisco de Paula, em Ouro Fino.
1989 a 1991: Vigário Paroquial, Paróquia São Caetano, em Brasópolis (MG).
1992: Vigário Paroquial, Paróquia Santo Antônio, em Jacutinga (MG).
1993 a 1996: Pároco, Paróquia Santo Antônio, em Jacutinga (MG).
2000 a 2005: Formador da Comunidade Teológica do Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre e Diretor do ITISJ (Instituto Teológico Interdiocesano São José).
2000 a 2005: Trabalhos Pastorais nas paróquias: Nossa Senhora Aparecida, em Tocos do Mogi/MG; São João Batista e São Cristóvão, em Pouso Alegre.
2000 a 2013: Professor na área de Sagrada Escritura do Curso de Teologia, no Instituto Teológico Interdiocesano São José e na FACAPA (Faculdade Católica de Pouso Alegre).
2006 a 2009: Diretor Geral da FACAPA e Administrador Paroquial, Paróquia São Sebastião, em São Sebastião da Bela Vista/MG.
Fevereiro a agosto de 2010: Pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Rita do Sapucaí/MG.
Setembro de 2010 a maio de 2013: Pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre.Ministério Episcopal.

Fonte: Agencia ANVA