09 set
Imagem:

Peixes apareceram mortos na Lagoa do Parque Ipanema

Compartilhar

Técnicos do departamento de Meio Ambiente de Ipatinga retiraram peixes mortos da lagoa do Parque Ipanema, como tambaquis e tilápias. A ocorrência foi registrada na manhã desta quarta-feira (9).

Segundo a prefeitura, na água havia uma espuma branca que levantou suspeitas dos técnicos. O município informou ainda que foram encontrados poucos peixes mortos.

“Nós tivemos um peixe do tamanho médio e alguns menores, mas foram poucos. O que mais nos preocupou, na verdade, foi a questão também da espuma e o motivo pelo qual estavam acontecendo essas alterações na água”, disse a gerente do departamento de Meio Ambiente, Nubia Fernandes.

De acordo com ela, foi colocado mais um aerador, que é o equipamento que jorra água na lagoa para que ela funcione. Além disso, amostras da água foram levadas para análises laboratoriais.

“Visualmente a gente viu que, muito provavelmente, teve alteração no oxigênio absolvido, que é o oxigênio que está disponível dentro da lagoa e que é importante para nas funções vitais da comunidade que está presente dentro da lagoa”, explicou.

Ainda segundo a polícia, multas podem ser aplicadas no caso de se tratar de um crime ambiental.

“Caso seja detectado que houve intervenção humana, o responsável pelo lançamento daquela substância, se identificado, pode ser multado”, disse.

Apesar de uma das possibilidades ser a ação de pessoas jogando produtos na água da lagoa, o município afirma que o local é diariamente fiscalizado.

Peixes foram encontrados mortos na lagoa do Parque Ipanema, em Ipatinga — Foto: Joana Teles/Inter TV dos Vales

Peixes foram encontrados mortos na lagoa do Parque Ipanema, em Ipatinga — Foto: Joana Teles/Inter TV dos Vales

Fonte: