20 fev
Imagem: PMI

Plano de retorno gradual às aulas começa a ser cumprido nesta segunda em Ipatinga

Compartilhar

De forma gradual e com observância de uma série de protocolos sanitários preventivos contra a covid-19, as aulas na rede municipal de ensino de Ipatinga serão retomadas a partir desta segunda-feira (22). Conforme publicado no Plano Municipal de Retorno as Aulas e seguindo calendário anual aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, os primeiros alunos a iniciarem sua rotina de estudos e aprendizado dentro do ano letivo de 2021 são os da Educação Infantil das turmas Pré I e Pré II, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II.  Os pais poderão definir se os filhos foram as aulas no formato semipresencial ou somente remoto.

 Todas as unidades escolares foram especialmente preparadas para receber os estudantes cujas famílias optaram pelo ensino presencial, nesse primeiro momento. Os alunos serão recepcionados inclusive com números musicais e personagens de teatro em alguns dos estabelecimentos.

 Cuidados preventivos

Como já foi demonstrado no início do mês, em uma simulação realizada na Escola João Reis de Sousa, no bairro Limoeiro, cada escola terá ‘dispensers’ de álcool em gel em pontos estratégicos e cartazes com orientações sobre como proceder em tempos de pandemia do novo coronavírus. As unidades escolares também contam com tapetes sanitizante bem como todos os demais equipamentos de proteção citados no Plano de Retorno.

 Nas entradas e saídas dos turnos, além do tempo de permanência na escola, os alunos serão orientados por profissionais acerca de procedimentos-padrões. Todos deverão usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), assim como os professores e demais servidores que compõem a comunidade escolar. O horário do lanche será em escala e os alunos estarão em mesas adaptadas com acrílico, a fim de proteger cada aluno de possíveis contaminações ou contatos diretos.

 Outras etapas

No dia 1º de março, será a vez das crianças de três anos, do Maternal III, entrarem em atividade, conforme o plano municipal de retorno gradual às aulas. E, em 15 de março, iniciam-se as turmas de Maternal I e II (de dois e um ano de idade) e Berçário.

Fonte: PMI