12 jan
Imagem: Vox

Prefeito de Ipatinga anuncia ajuda financeira para famílias atingidas pelas fortes chuvas

Compartilhar

Em pronunciamento na tarde de hoje (12), ao lado da deputada federal Rosângela Reis e do comando do Corpo de Bombeiros, o prefeito de Ipatinga Gustavo Nunes, confirmou que são nove mortes na cidade, sendo duas crianças, na tragédia ocorrida na madrugada deste domingo por conta da tromba d’água sobre o município. Uma pessoa está desaparecida, provavelmente em meio aos escombros e outra vítima em atendimento hospitalar.

O volume das águas chegou a 200 milímetros e deixou 150 pessoas desalojadas, algumas já conduzidas para o estádio Ipatingão, no Parque Ipanema. A Prefeitura e várias entidades organizam campanhas de arrecadação de donativos, principalmente alimentos não perecíveis, colchões, lonas, produtos de higiene pessoal e água mineral. Gustavo Nunes disse que “começamos uma operação de guerra em Ipatinga”, agradeceu as colaborações da Usiminas, Cenibra e de outras empresas.

Novo decreto

O prefeito de Ipatinga anunciou que assinará nesta segunda-feira (13), um novo decreto, que permitirá ao poder público fazer um depósito para as pessoas que foram diretamente impactas pelas fortes chuvas, que perderam casas e bens materiais, e se enquadrarem dentro dos pré-requisitos sociais previstos em lei federal. Será repassado o valor de um salário mínimo, R$1.518 reais, em contas bancárias com o objetivo de “ajuda-las no restabelecimento do seu cotidiano”, anunciou Gustavo Nunes.

Deslizamentos

Os bairros Bethânia, Vagalume, Vila Celeste, Canaã e Forquilha foram os mais atingidos pelos  deslizamentos de terras em Ipatinga, seguidos e Jardim Panorama. No Bom Jardim, na rua Mariano Félix, no Loteamento José Cornélio e nas proximidades do posto de combustíveis do bairro, os estragos foram maiores.

Doações

Além da Prefeitura, a comunidade do bairro Bom Jardim também realiza outra campanha de arrecadação de donativos, por meio do Projeto Mãos do Bem.

A entidade abriu sua sede à para receber as doações e também, caso necessário, pessoas desalojadas. O projeto está recolhendo:

* Roupa de cama – Roupa adulto/Infantil –  Higiene pessoal – Mantimento para preparação de alimentos – Leite –  Biscoitos – Descartáveis – Água mineral e ⁠Material de Limpeza

Informações: (31)9.8714-0536.

Campanha da entidade Projeto Mãos do Bem.

Fonte: Da redação