A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou nesta semana, em Fortaleza-CE, uma série de ações administrativas de sucesso que figuraram entre os destaques do 5º. Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
As experiências exitosas do município, especialmente em cinco áreas da saúde pública, foram desenvolvidas por toda a equipe da saúde e apresentadas no evento por Josiane Marcia de Castro, Roberta Ribeiro Conrado, Joice Silva Leal, Vanessa Andrade, Ana Marina Ornelas e Glauco César Martins, liderados pelo secretário municipal de Saúde, Walisson Medeiros, e a secretária adjunta Elisângela Santana.
Os cinco ‘cases’ apresentados foram:
Combate às arboviroses, com o tema “Sensibilizar para Conscientizar: Educação em Saúde no Combate às Arboviroses”. Além de cumprir as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, o município investiu em palestras, panfletos e cartazes, blitzes educativas e atividades focadas por público, gerando conscietização e envolvimento.
Elisângela exaltou o momento vivido pela saúde local, com a conquista de grandes resultados técnicos e práticos em várias áreas: “É uma honra apresentar os cinco trabalhos de sucesso de Ipatinga no 5º Congresso de Política e Planejamento em Saúde! Isso é um marco importante para o SUS e para a saúde pública no Brasil”, acentuou.
Para a secretária adjunta, o planejamento e o grande comprometimento das equipes de trabalho com as metas estabelecidas têm sido fundamentais para resolver os problemas dos cidadãos ipatinguenses de forma eficiente e eficaz. Ela fala de sua satisfação em ver as ações locais servirem de exemplo para outros municípios: “Nós estamos contribuindo para isso! Nossos trabalhos vão servir de vitrine para o SUS, mostrando como é possível, efetivamente, melhorar a saúde e o bem-estar da população”, concluiu Elisângela.
Dentro do planejamento executado pelo município estão alguns princípios que incluem:
– Transparência e Visibilidade: O planejamento deve contribuir para a transparência e a visibilidade da gestão da saúde.
– Necessidades da População: O planejamento deve partir das necessidades de saúde da população.
– Universalidade, Igualdade e Integralidade: O SUS é baseado nesses princípios, garantindo acesso igualitário à saúde para todos.
Fonte: agenciaanva