22 out
Imagem: Prefeitura

Prefeitura de Ipatinga inicia limpeza em galeria no bairro Bom Jardim

Compartilhar

Serviço atende antigo anseio da população, que convive há anos com problemas de inundação na região

A administração municipal de Ipatinga, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), iniciou nesta sexta-feira (20) a desobstrução da galeria coberta da rua Papoula, no bairro Bom Jardim, um serviço muito esperado pela população local, por questões sanitárias e de segurança.

Vários trabalhadores, com apoio de maquinário, atuam na remoção da terra, areia e vegetação que se acumularam, obstruindo o canal por anos. A galeria, que tem aproximadamente 1,70 m de altura e largura, e cerca de 300 metros de extensão, desempenha papel crucial no escoamento das águas da chuva.

No local, já foram registrados sérios episódios de alagamento, invadindo casas e causando perdas materiais para os moradores. A ação de limpeza, com previsão de duração de 30 dias, deve pôr fim ao sofrimento de quem reside na localidade e vivia em estado de apreensão durante o período chuvoso.

O pedido de celeridade nas atividades de limpeza foi uma solicitação do prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, que assumiu o compromisso de garantir que o trabalho na galeria do bairro Bom Jardim fosse realizado com prioridade. “Sabendo dos episódios de alagamento e das perdas materiais que afetaram nossos moradores, não hesitei em tomar medidas antes da chegada do período chuvoso. E quero reiterar aqui o compromisso de priorizar outros pontos críticos em nossa cidade”.

Muita terra e areia

O diretor do Departamento de Serviços Urbanos (Desurb), ligado à Sesuma,  Marciano Barbosa, descreveu com detalhes o cenário encontrado na galeria e explicou como tem sido a estratégia de atuação da equipe: “O local estava gravemente obstruído com areia e terra. Para que se tenha uma ideia da situação, ao acessar a galeria nesta sexta-feira os trabalhadores se depararam com trechos em que não era possível caminhar, com apenas 50 centímetros de espaço. Estamos removendo os obstáculos até alcançar o ponto mais crítico”.

Moradores satisteitos 

Os moradores do bairro Bom Jardim ficaram contentes com a intervenção. A dona de casa Maria Lúcia Moreira, que é integrante de uma associação de moradores da região, afirmou que a limpeza era muito aguardada. “A gente vem nessa luta há anos, nessa peleja. Toda vez que chove os moradores perdem tudo, enche de água, e sabendo que era a galeria que estava entupida. Organizamos a associação, fizemos um ofício e enviamos para a Prefeitura. Graças a Deus, fomos atendidos. Estamos muito gratos por isso”, declarou.

Moradora do bairro Bom Jardim há 25 anos, Helda Felício da Cunha, que teve a garagem de sua casa tomada pela água da chuva recentemente, também ficou animada com o começo das atividades de limpeza da galeria. “Esta é uma ação que esperávamos há muito tempo e que trará um alívio para nós. Agradeço à Prefeitura por atender ao nosso pedido”, disse.

Fonte: ASSESSORIA DA PREFEITURA DE IPATINGA