Sesuma observa que alguns dos principais infratores são grandes geradores de lixo na cidade
Com a chegada efetiva do período chuvoso, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) de Ipatinga lançou um apelo de conscientização à comunidade, nesta segunda-feira (8), para salientar mais uma vez a importância do correto descarte do lixo doméstico e comercial, além de outros materiais inservíveis, como restos de materiais de demolição, carcaças de pneus e móveis.
De acordo com a repartição, o poder público tem tido dificuldades para sanar problemas recorrentes de toneladas de lixo e entulhos que são descartadas em áreas verdes na cidade ou fora da programação dos veículos de recolhimento. Segundo os técnicos e gestores da área, “é comum observar a falta de zelo relativa a
cuidados elementares e o desrespeito ao Código de Posturas quanto ao lançamento de materiais inservíveis em áreas públicas, somados à falta de planejamento e sintonia com os horários do serviço de coleta, gerando grandes danos ambientais”.
A Sesuma registra serem encontrados de forma recorrente inúmeros locais de descarte irregular que já foram limpos pela Prefeitura e voltaram a servir de depósito de lixo, alguns deles quase no mesmo dia da ação de despoluição. “A situação denota flagrante insensibilidade dos infratores, e isto também acaba resultando em alagamentos durante as tempestades que assolam o município, já que muitos desses materiais são carreados por enxurradas para bocas de lobo, galerias e ribeirões, obstruindo a vazão das águas”, observa a Secretaria.
Em nota, os fiscais da Sesuma salientam ainda que não raro o descarte acontece por parte dos grandes geradores de lixo na cidade, e a reincidência vem de estabelecimentos como bares, restaurantes, lanchonetes e hortifrutigranjeiros, dentre outros. “É importante lembrar aos transgressores que a prática se trata de infração grave, passível de punição prevista em lei, sendo estas ocorrências diariamente verificadas para registro de autuações”, adverte.
Denúncias
As denúncias sobre descarte irregular de lixo e entulhos devem ser encaminhadas à Ouvidoria Municipal através do telefone 156 ou pelo número 3829-8514.
Confira o roteiro da coleta de lixo em Ipatinga
– No turno diurno, às segundas, quartas e sextas-feiras, a coleta é realizada no distrito de Barra Alegre e bairros Bom Jardim, Cidade Nobre, Chácaras Madalena, Córrego Novo, Esperança, Nova Esperança, Iguaçu 1 (lado do Game até a avenida Brasil), Limoeiro, Morro do Sossego, Vila Formosa e comunidade de Pedra Branca.
– No turno noturno, às segundas, quartas e sextas-feiras, no bairro Castelo, Distrito Industrial, Iguaçu 2 (Lado da E. M. Maria Rodrigues Barnabé), Ideal, Ferroviários, Horto, Santa Mônica, Novo Cruzeiro, Planalto, Parque das Águas, Vila Ipanema, Veneza I e Veneza II.
– Às terças, quintas e sábados, no turno diurno, a coleta é feita no Residencial Ayrton Senna, bairros Bethânia, Das Fontes, Caçula, Canaã, Canaãzinho, Forquilha, Morro São Francisco, Morro do Cruzeiro, Taúbas, Tiradentes, Vagalume, Vila Militar, Vila Celeste, Vale do Sol e Vista Alegre.
– Às terças, quintas e sábados, no turno noturno, acontece nos bairros Areal, Das Águas, Bela Vista, Bom Retiro, Caravelas, Cariru Imbaúbas e Jardim Panorama.
– Nas quartas-feiras é a vez das comunidades rurais.
– De segunda-feira a sábado, após as 17 horas, são atendidas as seguintes localidades: avenidas Roberto Burle Marx, Macapá, Livramento, Londrina, Juscelino Kubitschek, Minas Gerais, Selim de Sales, Alberto Giovannini, Carlos Chagas, Simón Bolívar, Monteiro Lobato, Brasil, Guido Marlière, das Flores e Orquídea, Centro Comercial do Esperança, Horto, Cariru e Bom Retiro.
Fonte: prefeitura de Ipatinga