No mês em que se realiza a campanha “Janeiro Branco”, com o objetivo de alertar sobre os cuidados necessários com a saúde mental, um dos psicólogos que atendem na Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), Sthefanio Lopes, (FOTO) destacou a importância de se atentar aos sinais.
De acordo com o profissional, situações como tristeza persistente, oscilações frequentes no humor, impulsividade, isolamento social e até mesmo mudanças no apetite ou no sono podem ser indicativos de problemas.
Pensando no bem-estar de seus colaboradores, a AAPI irá promover uma série de ações para reforçar a importância do cuidado com a saúde mental. Uma dessas ações, chamada de “Mural das Virtudes”, consistirá na exposição de fotografias com os hobbies dos colaboradores nas unidades da associação.
De acordo com o Relatório Mundial de Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde (OMS), 970 milhões de pessoas em todo o mundo possuem algum tipo de transtorno mental. Desses, 31% referem-se a transtornos relacionados à ansiedade.
Para Sthefanio, o aumento dos casos de ansiedade está diretamente relacionado aos padrões de sucesso e à “pressão social” sobre a população.
“Às vezes, critérios acadêmicos e profissionais irrealistas são impostos de forma muito pesada sobre o público. O aumento do uso de telas e a tecnologia potencializam isso”, destacou o psicólogo. Ele também ressaltou que as redes sociais acabam criando uma “comparação muito forte”, fazendo com que os usuários desenvolvam estilos de vida “mais ansiosos”.
A última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), publicada em 2019, apontou que, no Brasil, 10,2% das pessoas maiores de 18 anos receberam diagnóstico de depressão por um profissional de saúde mental. Na região Sudeste, segundo a PNS, o número de diagnosticados é ainda maior: 11,5%, o segundo maior índice do país.
No entanto, segundo a OMS, estudos indicam que a pandemia de Covid-19, vivenciada nos últimos anos, pode ter contribuído para um aumento significativo nos casos de transtornos mentais.
Sthefanio lembra que, embora não tenhamos controle sobre os aspectos biológicos e genéticos que podem causar transtornos mentais, adotar uma rotina equilibrada pode ajudar a prevenir alguns deles.
“A prática de atividade física é fundamental, pois ajuda a liberar hormônios relacionados à sensação de bem-estar e prazer. O cuidado emocional, a prática de terapia, a meditação e alguns hobbies durante a rotina também contribuem para o bem-estar, como a leitura e a pintura, atividades das quais as pessoas costumam ser bastante adeptas. Outro fator importante são as conexões sociais. Por fim, é essencial gerenciar as emoções do dia a dia, entender que situações adversas acontecem e nos prepararmos para elas”, explicou o profissional.
Janeiro Branco na AAPI
Engajada na campanha, a AAPI oferecerá, no próximo dia 18 de janeiro, uma palestra sobre saúde mental no Clube dos Pioneiros para seus funcionários. O responsável será um dos psicólogos da AAPI, Oséias Ferreira Campos.
Encerrando as ações do “Janeiro Branco”, um cartaz será disponibilizado para que os colaboradores da AAPI escrevam mensagens de conforto e motivação.
A AAPI
Fundada em 1980, a Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga, a AAPI, oferece uma ampla gama de benefícios para seus associados. Entre esses benefícios, está o acesso a consultas gratuitas em 25 especialidades médicas diferentes.
Qualquer pessoa maior de 18 anos pode se associar. Para conhecer todos os benefícios e se associar, basta acessar o link https://aapi.org.br/associe-se-saude/.
Fonte: agencia ANVA