22 fev
Imagem: Benedito Pacífico – Presidente do Sindhorb e Maria Emília Ker, suplente. foto de Emanuel Franco

Representantes do Sindhorb são eleitos para o integrar o COMTUR

Compartilhar

 

Foi realizada na Terça-Feira (20) a eleição dos conselheiros representantes das entidades públicas e organizações da sociedade civil que integrarão o Conselho Municipal de Turismo, o Comtur do município de Ipatinga, para o biênio 2024/2025.

Durante a reunião, foram definidos os titulares e suplentes de diversas categorias profissionais e instituições, como agências de viagem, bares, restaurantes, hospedagem, institutos culturais, organizações comerciais. Entre os eleitos, o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Vale do Aço, o Sindhorb, Benedito Pacífico e a suplente Maria Emília Ker.

A eleição

Ao final do ano passado, mais precisamente em 18 de dezembro, foi lançado, pela prefeitura de Ipatinga, o edital de chamamento público para eleição de membros do Comtur. A eleição ocorreu de 9h às 11h, no plenário da Câmara de Vereadores. Pode participar das eleições residentes no município ou quem presta serviços de interesse na área de turismo no município. O processo eleitoral foi coordenado por uma comissão composta por três representantes do Conselho Municipal de Turismo. Foram 16 vagas ao todo, sendo um representante do trade turístico do Vale do Aço.

O que faz o Comtur?

Fomentar as atividades turísticas e estimular a expansão e a estruturação dos empreendimentos promovendo assim, o desenvolvimento econômico do município. É com este objetivo que o Comtur de Ipatinga trabalha na elaboração de propostas voltadas para a melhoria do desempenho dos serviços turísticos na cidade. O Comtur foi criado por meio das atribuições conferidas pelo inciso IV do artigo 78 da Lei Orgânica do Município e o disposto na Lei nº 1.668 de 12 de abril de 1999, pelo Prefeito Chico Ferramenta.

Participação do Sindhorb

Para Benedito Pacífico, presidente da entidade, ter assento no Comtur possibilita influenciar nas políticas públicas do segmento de forma apolítica orientada somente pela melhoria no ambiente de negócios e condições de infraestrutura de responsabilidade do município. “Colocar os agentes econômicos do segmento como protagonistas dos debates e das decisões que afetam o setor é uma oportunidade inegável que esta eleição nos concede e faremos de tudo para que os interesses do segmento sejam ouvidos e priorizados”, promete o lider setorial. Para Maria Emília Ker, suplente eleita, é importante está afinada com os objetivos do segmento e garantir presença em todas as reuniões, eventos e demais iniciativas do conselho. “Estou no dia a dia do sindicato e sempre em contato com o presidente e os filiados. Manter a continuidade e garantir a presença sempre nos debates faz com que o protagonismo esperado pelo presidente se conclua com a nossa efetiva participação”, postula a nova membro eleita.

Ao final, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ipatinga, Dijalma Pires, agradeceu a todos pela presença e dedicação ao conselho e reforçou a importância da participação dos conselheiros nas reuniões. “A Prefeitura de Ipatinga reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do turismo na cidade e agradece a todos os envolvidos por contribuírem para essa importante iniciativa”, pontuou.

Fonte: agencia ANVA