A Secretaria de Saúde de Ipatinga está convocando a população que faz parte do grupo prioritário para comparecer à UBS mais próxima e se vacinar contra a gripe. Até o momento, apenas 21% do público-alvo foi vacinado na cidade.
O grupo prioritário é composto por mais de 93 mil pessoas, incluindo idosos com 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e cinco anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, além de professores de escolas públicas e privadas.
Com o objetivo de imunizar a população brasileira contra a gripe, o Ministério da Saúde deu início à 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em 2023. A campanha acontece em todo o país e tem como meta alcançar pelo menos 90% do grupo-alvo.
Em Ipatinga, a imunização começou no dia 5 de abril em todas as salas de vacina, com previsão de ser concluída em 31 de maio. A vacinação é uma forma eficaz de prevenção contra a gripe, uma doença que pode trazer complicações graves para a saúde, principalmente para as pessoas que fazem parte do grupo prioritário. É importante que todos se conscientizem sobre a importância da imunização e busquem se vacinar o quanto antes.
No sábado, dia 20 de maio, será realizado o Dia D de Vacinação em Ipatinga. As Unidades de Saúde estarão abertas das 8h às 16h para quem ainda não completou seu cartão de vacinação comparecer e se imunizar contra a gripe e outras doenças.
Também estarão disponíveis no Dia D as vacinas Meningo C, para o público a partir de 16 anos de idade que ainda não recebeu nenhuma dose da vacina. Já a bivalente estará disponível para o público que já recebeu pelo menos as duas doses básicas do esquema primário da vacina.
Fonte: Prefeitura de Ipatinga