27 mar
Imagem: arquivo

Sucesso do Festival Gastronômico Rota do Mutum em Ipaba: Comida, Arte e Diversão

Compartilhar

 

No último final de semana, dias 23 e 24 de março, a cidade de Ipaba se tornou o epicentro gastronômico da região com a realização do tão aguardado Festival Gastronômico Rota do Mutum. Em sua primeira edição, realizado no estacionamento do Campo Manoel Carreiro, o festival foi um verdadeiro sucesso, com momentos deliciosos e descontraídos para toda a família, reunindo amantes da boa comida, da música de qualidade e da diversão em um ambiente acolhedor e vibrante.

Com uma diversidade gastronômica de dar água na boca, o festival ofereceu aos visitantes uma verdadeira viagem pelos sabores da região, com pratos típicos, culinária gourmet, petiscos irresistíveis e quitutes deliciosos. A valorização dos ingredientes locais e a criatividade foram evidenciados em cada prato apresentado, garantindo uma experiência única para os paladares mais exigentes.

O evento contou ainda com oficinas e um estande de artesanato, com os visitantes tendo a oportunidade de adquirir peças únicas ligadas à cultura da região. A atmosfera festiva e descontraída gerou momentos de integração e convívio entre moradores e visitantes, criando laços e fortalecendo a identidade cultural da região. O bate-papo descontraído entre os presentes, regado a boa comida e boa música, trouxe uma sensação de pertencimento e alegria compartilhada por todos os participantes.

Realizado com o apoio da Fundação Renova, através do Edital 2, o Festival Gastronômico Rota do Mutum foi a primeira edição deste já tradicional roteiro turístico, que em 50 Km, percorre as belezas naturais e os atrativos culturais do município de Ipaba. Ao longo do percurso, ele concede aos visitantes uma imersão na história, na gastronomia, na arte e na hospitalidade característica da região, tornando-se uma experiência enriquecedora e inesquecível para quem o percorre.

O nome da rota é inspirado no Projeto Mutum, desenvolvido pela Cenibra, na Fazenda Macedônia, na zona rural de Ipaba, que visa a preservação dessa ave magnífica que habita a região. A Rota é uma oportunidade única para conhecer as belezas naturais, a cultura e a gastronomia local. Com o sucesso do festival deste ano, a expectativa para as futuras edições da Rota do Mutum e seus eventos associados só aumenta, consolidando Ipaba como um destino turístico imperdível para quem busca vivenciar o melhor da cultura local, da gastronomia regional e da hospitalidade mineira.

Fonte: redação do departamento de jornalismo da Liberdade