Nesta quinta-feira (22), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ipatinga comemorou uma década de compromisso com a saúde da população. A solenidade foi marcada por uma celebração especial.
A UPA24h de Ipatinga, uma referência como unidade de porte III, possui 21 leitos de observação, contemplando atendimentos a adultos, além de oferecer uma variedade de serviços como sala de medicação, sala de procedimentos, laboratório e equipamentos digitais de Raios X e eletrocardiograma com laudos em tempo real.
Com atividades diuturnas, a unidade se destaca por sua operação ininterrupta, funcionando inclusive em feriados para garantir atendimento à comunidade local e mais de uma dezena de municípios vizinhos pertencentes à microrregião.
Ao longo de sua primeira década, a UPA atendeu mais de 1 milhão de pessoas, consolidando-se como equipamento público essencial na Rede de Urgência e Emergência do Vale do Aço. A Unidade é porta de entrada para pacientes não só da cidade, mas de outros 12 municípios que integram a microrregião de saúde. No período de um ano, entre 2022 e 2023, registrou um aumento de 20% nos atendimentos, passando de 92 mil pacientes para mais de 113 mil, o que evidencia a sua condição de referência e capacidade de resposta.
Reconhecimento e compromisso com a Saúde
O prefeito Gustavo Nunes, durante sua visita à unidade, destacou os dez anos de excelência da UPA, ressaltando o papel fundamental na oferta de atendimento de qualidade, alinhado com os princípios do SUS. Ele parabenizou todos os servidores pela dedicação e contribuição para o avanço do sistema de saúde em Ipatinga.
“A UPA de Ipatinga continua a ser uma referência no atendimento humanizado e eficiente, proporcionando cuidados essenciais à comunidade. Que esta década de realizações seja apenas o começo de uma jornada contínua na excelência dos serviços prestados à população”, enfatizou.
Atendimento humanizado
O relato comovente do ipatinguense Ruisley Chaves, que em função de complicações orgânicas chegou quase sem vida à UPA, em julho de 2020. Ao longo de mais de 30 visitas, ele expressa profunda gratidão “à dedicada equipe da unidade”, ressaltando não apenas a agilidade no atendimento, mas também o profissionalismo evidente desde a recepção até os serviços médicos.
“Minha gratidão se estende a todos os funcionários da UPA, desde os profissionais da recepção até os técnicos, enfermeiros, médicos e a equipe administrativa. Quando vou lá, testemunho a correria e a pressão sob a qual trabalham, diante da alta demanda. Compreendo que as pessoas desejam prioridade em seus atendimentos, mas reconheço que a UPA precisa seguir protocolos, priorizando casos de urgência e emergência”, relata Ruisley.
Seu testemunho destaca não apenas a qualidade do atendimento recebido, mas também a complexidade do ambiente hospitalar de urgência e emergência, que requer uma abordagem criteriosa diante das demandas.
Fonte: agencia ANVA